6 Equipamentos Individuais Que Todo Escalador Deve Ter

Antes de ficar preocupado com a quantidade de equipamentos na foto acima, saiba que você precisa de muito menos para começar a escalar.

Além das dicas que demos no nosso primeiro post, todo escalador pelo menos uma vez já se perguntou, “que equipamentos preciso para escalar?”. Para ajudar a responder essa pergunta, nós reunimos os 6 itens individuais que você precisa ter para começar a escalar sem problemas.

1. SAPATILHA

Além dos braços e das mãos, todo escalador precisa de seus pés para se estabilizar na rocha e conseguir se elevar nas vias. Tanto na rocha, como no ginásio é necessário que você tenha um calçado ideal para esse tipo de situação. Foi pensando nisso que as sapatilhas de escalada surgiram, com o intuito de dar mais precisão e estabilidade para os escaladores.IMG_0228-1024x775

As sapatilhas acabam sendo objetos de grande
estima para os escaladores, ganhando até nomes e apelidos, afinal, ela é a companheira que muitas vezes vai te salvar de escorregar da rocha.

Você que pensa em adquirir uma, ou quer trocar a sua, saiba que existe uma variedade incontável de sapatilhas, das mais diversas marcas, formas, modelos e preço, é interessante fazer uma pesquisa, para ver qual sapatilha você melhor se adapta, pois cada pé, é um pé.

2. CADEIRINHA

Se você é daqueles que presa pela segurança e não quer tentar arriscar sua vida fazendo um free-solo, a cadeirinha é um dos equipamentos necessários para cuidar da sua segurança, garantindo que seu corpo fique preso a corda.

Imagem relacionadaAs cadeirinhas, assim como outros equipamentos de escalada, sofreram grandes avanços tecnológicos e com isso vieram o conforto, a segurança, a praticidade e outros fatores que fazem com que a utilização desse equipamento, não seja algo que cause desprazer ao escalador e ainda traga confiança em suas escaladas.

A escolha na hora de adquirir uma dessas, vai de acordo com a necessidade e o nível do escalador, pois a variedade de modelos é grande e o que atende um escalador amador, ou casual que escala pequenas paredes, não atende um escalador profissional, que escala grandes vias em montanhas e precisa ficar muito tempo pendurado.

3. CAPACETE

Esquecido por muitos escaladores e lembrado por tantos outros (por terem salvo suas vidas), o capacete é um dos equipamentos fundamentais para se proteger de lesões na região da cabeça.

Em qualquer momento de nossas vidas, erros podem se tornar fatais, na escalada isso se agrava ainda mais. Imagine que você está escalando em uma montanha, você está fazendo a segurança de seu amigo na via e por um deslize, seu amigo deixa algum equipamento cair, ou ainda um pedaço de rocha se solta da montanha e nesse exato momento você está na rota desse objeto, o que você prefere, ter um capacete protegendo sua cabeça, ou receber o golpe diretamente? Acreditamos que a resposta seja óbvia. Saiba que esse é só um dos exemplos do que pode acontecer, por isso o uso do capacete é fundamental para se manter seguro.

capacetes_escalada
Fonte: Blogdescalada

Na hora de escolher o seu, veja o tamanho exato e o modelo certo para a sua cabeça, é possível encontrar modelos masculinos, como femininos que se adaptam melhor ao coque do cabelo, deixando o uso mais confortável.

4. FREIO

Tendo as mais diversas formas, o freio é o equipamento que vai fazer a segurança de seu amigo escalador e vai permitir que você desça de rapel quando completar a via.

O freio é um dos equipamentos que mais vem mudando com o tempo, tendo os mais variados tipos, desde o clássico freio 8, até o auto blocante grigri.

freios
Da esquerda para direita: ATC Guide, Freio 8, ATC e GriGri

Vale a pena ver a sua necessidade e seu conhecimento de uso do freio, pois alguns modelos tem várias funções (dar seg de cima, de baixo, fazer rapel), enquanto outros possuem só uma.

5. MOSQUETÕES

O mosquetão é um dos equipamentos de escalada mais versáteis, funcionando como parteResultado de imagem para mosquetão das costuras, ligação entre o freio e a cadeirinha, ligação para a fita de auto e até como cabide para suas sapatilhas.


É importante entender as especificações técnicas de um mosquetão antes de comprar o seu, pois existem mosquetões feitos de diferentes materiais, diferentes formatos e com resistências diferentes. Nossa sugestão é que você adquira mosquetões entre 20 e 30 KN (2 a 3 toneladas) de resistência.

6. FITAS E CORDELETES

Você já imaginou como escaladores se viram quando precisam parar na via quando já estão escalando? Uma das funções das fitas na escalada é para criar mecanismos de parada, ou descanso para o escalador.

A fita é usada junto de mosquetões para criar a fita de auto segurança, equipamento que permite que o escalador fique preso a rocha (na chapeleta), sem que seja necessário agarrar a rocha. Além da fita de auto segurança, ela pode ser utilizada de diversas maneiras, mas como equipamento pessoal, essa é a principal função.

Já os cordeletes, assim como vários outros equipamentos, servem para as mais variadas situações. Podem ser usados juntos do freio no rapel, como ascensores improvisados e muitas outras funções. Se for meio MacGyver o céu é o limite! (Só cuidado para não por sua vida em risco)Resultado de imagem para fitas e cordeletes

Além desses equipamentos, existem vários outros que são necessários para a escalada, mas muitos deles são equipamentos de uso coletivo.

Quer uma indicação de onde comprar seus equipamentos, clique aqui!

Se quiser saber quanto está custando todos esses equipamentos, clique aqui!

+Veja Também:

E aí, gostou da publicação? Acha que faltou alguma coisa a mais nessa lista? Aproveite e deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Afiliado 936-120-escalada1.jpg

Anúncios

8 comentários Adicione o seu

  1. claudio tardin disse:

    Faltou o anoraque e o headlamp!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Claudio, além desses equipamentos é importante que o escalador tenha seu kit de equipamentos pessoais para atividades outdoor. Obrigado pela participação!

      Curtir

  2. Ronaldo disse:

    Alem do equipamento básico, vá com quem tem experiência, ou faça um curso para usar de forma correta. ok

    Curtir

    1. É isso ai Ronaldo, principalmente se você for iniciante, o interessante é você procurar a ajuda de pessoas especializadas, pois só assim você vai conseguir aprender as melhores práticas. Obrigado pelo comentário!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s