Qual a Melhor Idade para Começar a Escalar?

Muitos pais se perguntam se há uma idade considerada “ótima” para iniciarem seus filhos no esporte. Porém, para responder a essa pergunta, primeiramente temos que quebrar a mística de que exercícios que envolvem força são prejudiciais aos jovens.

Primeiramente, temos que reconhecer que a participação de crianças/adolescentes em diferentes atividades físicas é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos. Evidências demonstram que exercícios de força, resistência e flexibilidade promovem benefícios na composição corporal, colesterol, pressão sanguínea, açúcar no sangue, habilidades motoras, entre outros.

De acordo com Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), crianças e adolescentes devem acumular um mínimo de 60 minutos de atividade física por dia. Essas atividades devem ser uma combinação de intensidades moderadas e altas, com exercícios aeróbios e de força. Na tabela abaixo, colocamos alguns exemplos de atividades que promovem força e resistência.

Capturar
Tabela de atividades que promovem força e resistência.

 

Com base em pesquisas atuais, nossa sugestão é que crianças pré-puberdade participem de esportes que envolvam resistência, coordenação e flexibilidade. Após a puberdade, é recomendado que exercícios de força sejam realizados 2x por semana.

No entanto, você pode nos perguntar “por que a escalada em rocha deve ser incluída somente após a puberdade?”. Bom, nós sabemos que muitas vezes a demanda da escalada indoor é maior que a outdoor, porém, pensando nos procedimentos de segurança, imagina-se que um adolescente tenha mais consciência do que uma criança de 8 anos.

Portanto, com base nas evidências, podemos iniciar nossos pequenos na escalada com segurança e respaldo científico.

Para todas as outras faixas etárias, a prática de exercícios físicos e da escalada é altamente recomendada (por ser um dos esportes mais completos) .

escalada
Fonte: vivomaissaudavel.com.br

+Veja Também:

Ainda tem dúvidas sobre a idade na escalada, deixe seu comentário ou nos contate nas redes sociais, responderemos o mais rápido possível!

REFERÊNCIAS

https://www.acsm.org/docs/default-source/brochures/physical-activity-in-children-and-adolescents.pdf

Afiliado 936-120-escalada1.jpg

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s