Quando pensamos em esportes de aventura, é inevitável associarmos estas atividades com pessoas jovens, geralmente entre 18 e 35 anos (como tratamos no artigo “Qual a melhor idade para começar a escalar?” ) . No entanto, a cada dia vemos mais idosos praticando essas modalidades, e uma pergunta cada vez mais frequente é:
Será que a escalada é um esporte saudável para um idoso?
Bom, independente do achismo ou opinião de alguns, nosso compromisso será sempre com as evidências. Sendo assim, a resposta para pergunta acima é SIM, e para embasarmos essa afirmação trouxemos o artigo “exercício e atividade física para idosos” do ACSM (colégio americano de medicina esportiva).
De acordo com o estudo, o processo de envelhecimento torna-se mais acentuado após os 40 anos, e para reduzirmos seus efeitos um programa de atividades físicas que inclua a combinação de exercícios aeróbios, de flexibilidade e de FORÇA/POTÊNCIA seria mais efetivo que praticar somente uma modalidade aeróbia (geralmente caminhada) (ACSM, 2009). Essa combinação reduziria os efeitos do processo de envelhecimento sobre o sistema cardiorrespiratório e músculo esquelético.
Pois bem, aí nós voltamos a te perguntar: Você conhece algum esporte que trabalhe resistência, equilíbrio e força?
Lembrem-se, não é atoa que a Forbes reconheceu a escalada como o 3° esporte mais saudável do mundo (saiba mais). Portanto, se os ginásios de escalada e os instrutores trabalharem com responsabilidade, sempre realizando todos os procedimentos de segurança, podemos sim incentivar pessoas idosas a aderirem à escalada, pois além de proporcionar todos os benefícios citados acima, sua prática fará com que o idoso VOLTE a sentir vivo.
+Veja Também:
Então, que tal convidar os pais ou avós para o próximo climb?
Referências
ACSM. AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Position stand on exercise and physical activity for older adults. Medicine and Science in Sports and Exercise, 2009.
3 comentários Adicione o seu