É muito comum vermos em ginásios de escalada diversos equipamentos visando o fortalecimento de membros superiores, porém, não é habitual observarmos a cultura do treinamento de perna nestes ambientes. Por isso, no artigo de hoje, trataremos desse tema tão importante e muitas vezes negligenciado.
Primeiramente precisamos saber que os membros inferiores são mais fortes que os superiores, sendo assim, não utilizá-los para projetar seu corpo chega a ser um crime, lembre-se: ter os membros inferiores fortes e flexíveis permitirá que você faça movimentos maiores e com mais potência.
Em segundo, tanto nas paredes longas quanto na escalada indoor, uma perna forte permitirá que você divida a carga entre membros inferiores e superiores, fazendo com que você vá mais longe devido a menor exigência dos braços, ou ainda, gere a potência necessária para alcançar uma agarra distante ou dar um bote.
Abaixo apresentaremos dois exercícios fundamentais para o aprimoramento dessa região, são eles: flexão de tornozelo e agachamento isométrico. Muito embora existam outros movimentos, com esses dois exercícios será possível melhorar seu rendimento. Então, vamos lá…
Elevação isométrica do tornozelo: panturrilha
Com os joelhos flexionados, eleve os calcanhares e mantenha a coluna reta. Permaneça nessa posição entre 10-30 segundos.
Agachamento Isométrico: quadríceps, glúteos e posteriores de coxa

Com os pés afastados na largura do quadril, flexione os joelhos jogando o quadril para trás. Mantenha na posição entre 10-30 segundos.
+Veja Também:
- 3 Exercícios para Melhorar sua Performance na Escalada
- A importância do Treinamento em Fingerboard
- Quais os efeitos da pausa nos treinos?
Para ajudar, nós criamos uma série de vídeos de treinamento específico para escalada, onde você poderá tirar suas dúvidas e aprimorar sua rotina de exercícios.
4 comentários Adicione o seu