Foto de Capa: www.cosmotic.space
Muitos escaladores utilizam sapatilhas excessivamente apertadas durante suas atividades esportivas. No entanto, não existem evidências condenando ou aprovando esta prática.
O único estudo que se têm conhecimento foi realizado por McHenry et al (2015), que investigou o uso de sapatilhas em escaladores verificando os ajustes e os eventuais danos causados pela mesma. Para o estudo os pesquisadores utilizaram escaladores com no mínimo um ano de experiência e após a investigação observou-se que:
- 55 de 56 escaladores usavam sapatilhas justas ou “mau-ajustadas”;
- Dores nos pés foram observadas em 91% dos escaladores;
- As sapatilhas eram em média 4 números menores que a dos calçados de passeio;
Algumas deformidades, incluindo o hálux valgo (fig 1), conhecida popularmente como joanete, também foram observadas neste grupo. Porém, um ponto crucial foi a associação inversamente proporcional entre performance e numeração, ou seja, quanto menor a numeração mais habilidosos eram os escaladores.

Fig 1. Hálux Valgo (joanete)
Sendo assim, é extremamente difícil afirmarmos que não se deve usar sapatilhas com numerações menores, uma vez que a performance é melhor. Por outro lado algumas deformidades devido ao uso excessivo foram identificadas. Portanto, acreditamos que o bom senso deva conduzir a escolha de sua sapatilha.
+Veja Também:
- Treinamento de Pernas Para Escaladores
- 3 Exercícios para Melhorar sua Performance na Escalada
- NÃO É APENAS FORÇA, A CABEÇA TAMBÉM LIMITA!
Boa escalada a todos!
Referências
McHenry RD, Arnold GP, Wang W, Abboud RJ,. Footwear in rock climbing: Current practice. Foot (Edinb), 2015.
Excelente artigo. Parabéns
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado Rocha!
CurtirCurtir