De origem sul-africana a palavra trekking significa seguir um trilho e fazê-lo a pé. No entanto, após iniciarmos nesta incrível atividade física, muitas vezes queremos melhorar nosso desempenho a fim de reduzirmos nossos tempos, ou mesmo, conseguir completar determinado percurso. Porém…
Será que sabemos nos preparar de maneira correta?
Para responder a essa pergunta vamos abordar alguns conceitos básicos de fisiologia a fim de entendermos melhor o funcionamento do nosso organismo e consequentemente darmos um “upgrade” em nossos treinos. Primeiramente temos que saber que se tratando de uma atividade física o oxigênio tem a função de produzir energia, por isso quando a atividade fica mais intensa ficamos mais ofegantes, ou seja, respiramos mais. Sendo assim, melhorarmos nosso VO2máx é de extrema importância.
Certo, mas o que é esse tal de VO2máx?
Vamos lá, o VO2máx é máxima capacidade de captar (respirar), transportar e utilizar o oxigênio pelo organismo. Sua relação é diretamente proporcional a performance, ou seja, quanto maior o VO2máx melhor o desempenho. No entanto, quando falamos de VO2 estamos relacionando o sistema cardiorrespiratório como um todo, pois quando o oxigênio é captado pelos pulmões e transferido para o sangue, será o coração o responsável por bombear esse sangue rico em O2 para os músculos utilizados em seu trekking. Portanto, melhorar o VO2 significa também melhorar sua capacidade cardíaca.
Então, para melhorarmos nosso desempenho num trekking através do aumento do VO2máx o ideal é que você faça exercícios similares ao seu objetivo, por exemplo: caminhar em ritmo contínuo ou intermitente. No primeiro, o ideal é que você determine o tempo aproximado de seu trekking e caminhe por um período similar de 2 a 3 vezes por semana, ex:
Já no caso do treino intermitente, você deve dividir a distância em partes iguais e com intervalos relativamente curtos, outro ponto importante é que a intensidade deverá ser sempre alta, ex:
Seguindo essas simples orientações você melhorará seu VO2máx e consequentemente seu desempenho em atividades outdoor. Além disso, seu coração ficará mais forte fazendo com que sua recuperação seja bem mais rápida entre uma pausa e outra.
+Veja Também:
- 6 Regras que Você Deve Saber Antes de Partir pra Montanha
- Como se preparar para uma trilha: primeiros passos
- Montanhismo Ostentação
8 comentários Adicione o seu