Os mais bonitos e clássicos trekkings do Paraná

O Estado do Paraná é conhecido por ser berço e um dos polos do montanhismo no Brasil, temos a sorte de ter a Serra do Mar a apenas 60 km de Curitiba, abrigando belas montanhas acima dos 1500 m de altitude, com vistas para o mar, para a cidade e claro, para outras belas montanhas.


Pico Caratuva

dscf71781.jpg

Para os que querem ter uma experiência imersiva nas nossas montanhas, fazer uma caminhada de esforço considerável, mas possível a todos, o Pico Caratuva é uma das melhores opções.

O Caratuva é a segunda montanha mais alta do sul do Brasil, com seus 1850 m, mas a caminhada é bastante acessível. Dura em média 4h, com o maior trecho dentro da Mata Atlântica, passando por uma vegetação exuberante, rios e pequenas cachoeiras, e o trecho final em campos de altitude, cercados dos verdes arbustos que dão nome à Montanha: as Caratuvas.

O cume do Caratuva possui uma das melhores vistas para o épico Pico Paraná, a maior montanha do sul do Brasil, de 1877 m de altitude. No Caratuva há bastante espaço para barracas e acampar por lá, podendo admirar o céu estrelado, o mar de nuvens e o nascer do sol atrás do Pico Paraná, certamente é uma das melhores experiências em montanhas que se pode ter.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


Pico Marumbi

dsc03288.jpg

A montanha mais clássica do estado do Paraná e um dos trekkings imperdíveis aos aventureiros é o Pico Marumbi.

Considerado o berço do montanhismo no Brasil, com a primeira ascensão em 1879, é um belo exemplar dos granitos expostos e verticais da Serra do Mar. Bem diferente do Pico Caratuva, no Marumbi se faz uma viagem histórica ao caminhar pelos trilhos de trem e acampar na Estação do Marumbi, originalmente da década de 40.

A subida ao Olimpo, o ponto mais alto, de 1539 m de altitude, pode ser considerada uma “escalaminhada“. Apresenta um trecho inicial de vegetação densa e rios, mas a maior parte do caminho alterna caminhada com a subida de grampos de ferro fixados em paredões verticais de rocha, proporcionando uma dose a mais de adrenalina.

A caminhada pela trilha frontal, que vai direto para o Olimpo, dura cerca de 3h30, e pela trilha noroeste cerca de 4h30, passando por três cumes: Ponta do Tigre, Gigante e Olimpo. Não é permitido acampar nos cumes e o indicado é acampar na estação e atacar o cume desejado durante o dia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


Caminho do Itupava

Caminho do Itupava

Para mudar um pouco das intensas subidas que o Pico Marumbi, o Pico Caratuva, ou qualquer outra montanha da serra paranaense, o Caminho do Itupava é uma ótima opção para quem quer aproveitar a Mata Atlântica, cachoeiras, vistas para o Conjunto do Marumbi, e um pouco de história, num trekking de aproximadamente 22 km de extensão.

O caminho foi criado no século XVII utilizado como ligação do Primeiro Planalto para o litoral até 1885, com a criação da estrada de ferro que corta vários trechos do trajeto.  Apesar de longo, em média 6h de duração, o caminho é essencialmente uma descida, em que se parte da base do Morro do Anhangava, e termina próximo a base do Pico Marumbi.

Durante o caminho se passa por atrações como a Roda d´água, a Casa do Ipiranga, o Santuário do Cadeado e é possível ter acesso a Estação Engenheiro Lange, Estação do Marumbi, Ponte do Carvalho, Cachoeira do Véu da Noiva e Rio Nhundiaquara.

Todos estes trekkings apresentam estrutura com cadastro dos visitantes no local de partida, e áreas para camping. O acesso para o Caminho do Itupava e para o Pico Marumbi pode ser feito de ônibus desde Curitiba, em direção a Quatro Barras e Morretes. Já para o Pico Caratuva e todas as montanhas vizinhas do Pico Paraná, que ficam entre Antonina e Campina Grande do Sul, deve-se ir de carro e há um trecho de 5,5 km em estrada de chão.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Não deixem de aproveitar toda a natureza e montanhismo que temos nas redondezas.

+Veja Também:

Se você não se sente preparado para uma trilha, confira aqui o nosso guia de Como se preparar para uma trilha

Afiliado 936-120-aventura5.jpg

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s