Como criar um escalador

Com a entrada da escalada nos jogos olímpicos, muitos pais e professores passaram a olhar a escalada como meio de transformar o futuro de nossos jovens, através de um possível sucesso olímpico. No entanto, como e quando iniciamos nossas crianças é uma questão um tanto contraditória, mas que tentaremos elucidar a seguir.

Em nosso artigo: “escalada: qual a melhor idade para começar?” nós discutimos sobre qual a idade ideal para iniciarmos os pequenos no esporte. Porém, a partir do momento em que se da o “start” na modalidade, não há um consenso sobre como se trabalhar, mas antes de falarmos em treinamento é necessário despertar o interesse pela modalidade, só assim haverá motivação e prazer para a prática do esporte.

Já que falamos em interesse, para que o mesmo seja despertado, é fundamental que entre o período de 1-5 anos os pais envolvam seus filhos (sempre que possível) na modalidade. Isso pode ser feito com o simples ato de leva-los para observar e vivenciar o ambiente do esporte.

pai dando segurança para filha na escalada

Após essa fase, entre 6-10 anos a prática deve ser feita de forma lúdica, porém, nada de cobrança e planilhas de treino, apenas atividades lúdicas envolvendo o esporte de 2-3 vezes por semana.

Na puberdade (período que geralmente acontece entre 10-12 anos) os exercícios envolvendo força e resistência devem ser iniciados. De acordo com ACSM (colégio americano de medicina do esporte) é recomendado que os exercícios de força devam ser feitos 2x por semana. É também nessa fase que a cobrança e as competições devem acontecer, pois se o objetivo é o alto rendimento o caminho será duro.

Abaixo propomos uma tabela com a idade/atividade para cada fase:

Untitled-2.png

Com base nas informações citadas acima, já é possível encontrarmos um “norte” quando o assunto é “criar um escalador”, mas antes do atleta vem o ser humano e a interrupção de algumas dessas fases pode gerar sérias consequências físicas e psicológicas em nossos jovens e crianças.

+Veja Também:

REFERÊNCIAS

https://www.acsm.org/docs/default-source/brochures/physical-activity-in-children-and-adolescents.pdf

Afiliado 936-120-escalada1.jpg

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s