Belas paisagens, vento no rosto e conexão com a natureza fazem do trekking uma das atividades outdoor mais praticadas do mundo. Sua poesia é inegável, porém, frequentemente nos deparamos com pessoas totalmente despreparadas buscando essas sensações, o que acaba por transformar a poesia em desespero.
Para que isso não aconteça, neste artigo daremos dicas de como se preparar para um trekking. Levando em consideração a crescente taxa de pessoas querendo praticar esta atividade física, o presente artigo terá como publico alvo pessoas com pouca ou nenhuma experiência no montanhismo.
Em primeiro lugar é necessário saber como está sua condição física, veja bem, não estamos falando de alta performance, somente se você é capaz de caminhar de 2-5km em 1h. Se sim, você está apto para fazer trilhas leves. Caso contrário, tente se condicionar um pouco mais. Isso pode parecer um exagero, mas já presenciamos muitas pessoas sendo carregadas em diversas trilhas.
Em segundo é preciso obter o máximo de informações sobre a trilha, o ideal é que você vá com alguém que já conheça o trajeto, porém, como nem sempre isso é possível, busque informações na internet. Adquira também um mapa topográfico e uma bússola, mas jamais deixe de ficar atento as sinalizações, pois a maioria das trilhas têm placas indicando o caminho durante o trajeto.
O terceiro ponto é analisar a dificuldade de uma trilha. Antes de se aventurar, procure saber a distância e a altura (ou diferenças de nível), pois é completamente diferente percorrer 3 km em terreno plano e 3 km em subida com 15° de inclinação. Com essas informações, você saberá se está apto ou não a fazer certos tipos de trilha.
+Veja Também:
- Como Organizar sua Mochila de Acampamento
- 6 Regras que Você Deve Saber Antes de Partir pra Montanha
- Como melhorar sua performance em um Trekking
Tomando esses cuidados, temos certeza de que você terá uma experiência agradável e sem surpresas. Confira os próximos artigos, das dicas sobre organização e alimentação, fiquem ligados!
Se você quiser algumas dicas de trilhas, clique aqui!
10 comentários Adicione o seu