Esse é o segundo artigo da série “Como se preparar para uma trilha”, se você ainda não leu o primeiro, clique aqui e confira. Boa leitura !
Este é um tópico muitas vezes negligenciado por montanhistas menos experientes, mas quando seguido corretamente pode fazer a diferença entre uma experiência positiva e negativa. Para que não haja surpresas desagradáveis, é necessário que você leve em consideração essas 3 variáveis básicas: previsão do tempo, duração/dificuldade do percurso e equipamentos necessários.
Previsão do tempo
Muito se fala sobre mochilas, organização e equipamentos. Porém, nada disso será utilizado em sua magnitude se você não observar a previsão do tempo. Por isso, faça uma pesquisa sobre as condições meteorológicas para aí sim organizar de maneira adequada seus equipamentos.
Duração/dificuldade do percurso
Bom, agora que sabemos da importância das condições meteorológicas é muito importante estimarmos a duração e dificuldade do percurso. Para isso, você pode utilizar dois caminhos: o primeiro é através de um mapa e o segundo é por meio da internet.
Para a primeira opção, é necessário que você consulte um mapa topográfico, pois neste modelo o relevo é apresentado, ou seja, a distância que você percorrerá subindo ou descendo. Já na segunda opção, busque sites confiáveis e com boa avaliação, até o próprio Google Maps consegue passar a altimetria com precisão para você.
Equipamentos necessários
Primeiramente temos que lembrar que quando o assunto são equipamentos necessários o céu é o limite, listas caras e infinitas são comuns em blogs e fóruns de montanhismo, porém, pra não tornar a preparação algo inalcançável, listamos o básico necessário para uma trilha de um dia sem pernoite, ok?
- Roupas leves e confortáveis
- Mochila (20L no máximo)
- 2L de água
- Faca
- Lanterna
- Protetor solar
- Papel higiênico
- Celular carregado
- Comida leve (frutas secas, barras de cereais, sanduíches naturais, etc)
Para um melhor desempenho durante a caminhada, é importe que a maior parte do peso concentre-se na região inferior da sua mochila, próximo ao quadril. Na parte superior deixe apenas itens leves. Outra dica importante para os que desejam se aventurar em grupo é escolher um percurso de acordo com o integrante menos preparado. Por fim, deixe avisado para algum amigo ou familiar sobre sua trilha e fly canarinhos!
+Veja Também:
- Como se preparar para uma trilha: primeiros passos
- 6 Regras que Você Deve Saber Antes de Partir pra Montanha
- Como melhorar sua performance em um Trekking
2 comentários Adicione o seu