Como se preparar para uma trilha: planejamento

Esse é o segundo artigo da série “Como se preparar para uma trilha”, se você ainda não leu o primeiro, clique aqui e confira. Boa leitura !

Este é um tópico muitas vezes negligenciado por montanhistas menos experientes, mas quando seguido corretamente pode fazer a diferença entre uma experiência positiva e negativa. Para que não haja surpresas desagradáveis, é necessário que você leve em consideração essas 3 variáveis básicas: previsão do tempo, duração/dificuldade do percurso e equipamentos necessários.

Previsão do tempo

Muito se fala sobre mochilas, organização e equipamentos. Porém, nada disso será utilizado em sua magnitude se você não observar a previsão do tempo. Por isso, faça uma pesquisa sobre as condições meteorológicas para aí sim organizar de maneira adequada seus equipamentos.

Previsão do tempo

Duração/dificuldade do percurso

Bom, agora que sabemos da importância das condições meteorológicas é muito importante estimarmos a duração e dificuldade do percurso. Para isso, você pode utilizar dois caminhos: o primeiro é através de um mapa e o segundo é por meio da internet.

Para a primeira opção, é necessário que você consulte um mapa topográfico, pois neste modelo o relevo é apresentado, ou seja, a distância que você percorrerá subindo ou descendo. Já na segunda opção, busque sites confiáveis e com boa avaliação, até o próprio Google Maps consegue passar a altimetria com precisão para você.

alcançando o topo

Equipamentos necessários

Primeiramente temos que lembrar que quando o assunto são equipamentos necessários o céu é o limite, listas caras e infinitas são comuns em blogs e fóruns de montanhismo, porém, pra não tornar a preparação algo inalcançável, listamos o básico necessário para uma trilha de um dia sem pernoite, ok?

  1. Roupas leves e confortáveis
  2. Mochila (20L no máximo)
  3. 2L de água
  4. Faca
  5. Lanterna
  6. Protetor solar
  7. Papel higiênico
  8. Celular carregado
  9. Comida leve (frutas secas, barras de cereais, sanduíches naturais, etc)

Para um melhor desempenho durante a caminhada, é importe que a maior parte do peso concentre-se na região inferior da sua mochila, próximo ao quadril. Na parte superior deixe apenas itens leves. Outra dica importante para os que desejam se aventurar em grupo é escolher um percurso de acordo com o integrante menos preparado. Por fim, deixe avisado para algum amigo ou familiar sobre sua trilha e fly canarinhos!

+Veja Também:

Agora só falta saber se planejar na alimentação, clique aqui para saber mais!

Afiliado 936-120-aventura5.jpg

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s