Esse é o último artigo da série “Como se preparar para uma trilha”, se você ainda não leu os artigos anteriores sobre os primeiros passos e planejamento, clique e confira.
Boa leitura !
Parece besteira, mas uma má organização deste tópico pode ser a diferença entre felicidade e perrengue. Para que isso não aconteça, nós iremos ajuda-lo a escolher e organizar os alimentos e bebidas na sua mochila.
Água
Em muitos artigos é comum vermos pessoas segmentando a caminha em: curtas, longas e com pernoite. Isso é excelente para ajudar na organização, porém, deixa em aberto qual quantidade de água levar em cada situação. No entanto, um cálculo simples pode te dar uma noção bem precisa sobre isso, então tire a calculadora científica da bolsa e faça a seguinte equação:
500ml de água x N° de horas caminhadas
Obs.: Não esqueça de considerar a volta
Comida
Aqui não tem como fugir do clichê: leve e nutritivo. Frutas secas, barras de cereal e nozes são excelentes opções para o trekking. Porém, se a trilha é longa ou com pernoite somente esses alimentos não darão conta do recado, uma refeição quente pode ser necessária para ajudar a repor as energias e acalentar o coração. Para isso, fogareiro e um kit com panela, prato e talher são fundamentais. Como o peso deve ser considerado, chás em saquinhos, macarrão e comidas instantâneas (risotos, macarrões e sopas) podem ser excelentes opções de comidas/bebidas quentes e leves.
Por fim, deixe alguns alimentos (frutas secas, barras de cereal, nozes etc…) em locais de fácil acesso e consuma-os a cada 2-3 horas, já os alimentos que necessitam de cozimento podem ficar no fundo da mochila junto com o fogareiro.
Leve também alguns sacos plásticos e não esqueça de recolher TODO o lixo produzido, a natureza agradece!
+Veja Também:
- Como se preparar para uma trilha: primeiros passos
- Como se preparar para uma trilha: planejamento
- 6 Regras que Você Deve Saber Antes de Partir pra Montanha
3 comentários Adicione o seu