Bastões de Caminhada: Realmente Funcionam?

Caminhada é uma das poucas modalidades de exercício recomendados para todos os indivíduos, isso acontece devido a sua segurança, acessibilidade, popularidade e eficácia no controle do peso corporal. No entanto, caminhadas outdoor montanha acima, ou abaixo, por longos períodos podem causar excessiva fatiga, além de danos no tecido muscular.

Em particular, excessivas contrações excêntricas (que ocorrem durante a descida) podem gerar elevada tensão nas fibras musculares causando inflamações e algumas lesões, devido às fibras se estenderem além do comprimento normal. No entanto, a fim de reduzir esses riscos, bastões de caminhada são frequentemente utilizados em diversos terrenos, com a promessa de reduzir a sobrecarga nas articulações do tornozelo, joelho e quadril.

Mas, será que eles realmente entregam o que prometem?   

De acordo com estudo realizado por Su Youn Cho & Hee Tae Roh (2016), sim! Neste estudo, os autores recrutaram mulheres com sobrepeso convidando-as a fazer dois testes: o primeiro consistia em uma caminha de 30 min em esteira com declive (descida) de 15°, já o segundo utilizava o mesmo protocolo, porém com a utilização de um bastão de caminhada. Resultado: após o fim do teste o grupo que NÃO utilizou o bastão teve maior fadiga muscular além marcadores de lesão aumentados. Isso leva a crer que o fato desses resultados não terem se repetido, no segundo grupo, ocorreu graças à utilização do bastão.

+Veja Também:

Portanto, utilizar bastões de caminhada durante a prática do montanhismo pode ser uma boa opção para quem está com sobrepeso, ou simplesmente quer reduzir os riscos de lesão e dores musculares causadas pelos trechos de declive.

Se você não sabe qual bastão de caminhada comprar, nós temos uma indicação (boa e barata!) para vocês, clique aqui!

E ai, partiu trilha?

StockSnap_S1MTGHEBU4

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s