Gaúcha cria Projeto de Escalada para Pessoas com Deficiência

Inspirada em projeto americano, a gaucha Ruthie Gomes, é a idealizadora do projeto chamado We Rock, que busca aproximar as pessoas com deficiência da escalada.

No dia 12 de Setembro ocorreu o primeiro encontro do projeto, com a participação de um grupo de pessoas cegas e com deficiência visual da Associação Catarinense para Integração do Cego – ACIC de Florianópolis, e o patrocínio da ByWall e apoio da ACEM (Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo).

O resultado desse encontro, você pode conferir no vídeo abaixo:

Para saber mais sobre o projeto, confira a seguir a entrevista que fizemos com a Ruthie.

Qual o objetivo do projeto?

“O We Rock é um projeto social, sem fins lucrativos, tem o objetivo de promover espaços mais sensíveis à diversidade humana no universo da escalada, promovendo assim, a inclusão de pessoas com deficiência no esporte e garantindo a igualdade de oportunidades para o acesso ao lazer, esporte e saúde e do contato com a natureza através do desenvolvimento de práticas acessíveis.”

Como o projeto We Rock surgiu?

“O surgimento do We Rock tem muito a ver com as minhas experiências de vida. A primeira delas por ser Psicóloga, escaladora, e trabalhar na área de Direitos Humanos e políticas públicas para pessoas com deficiência. Estas experiências me permitem ter um olhar mais sensível sobre as barreiras sociais que impedem a participação destas pessoas em nossa sociedade me fazem ter o compromisso ético de oferecer possibilidades de superá-las. A segunda delas é por ter diversos amigos com deficiência que me pedem com frequência para escalar e eu nunca pude levá-los por não ter capacitação e os equipamentos necessários para isso. Unindo estas duas experiências, surgiu o projeto We Rock.”

O que vocês pretendem alcançar com o projeto?

“O projeto objetiva levar esta sensibilidade e acessibilidade a todos os ginásios de escaladas indoor do Brasil que tenham uma estrutura mínima de acessibilidade, como uma parede vertical com top rope. Assim como uma pessoa sem deficiência que deseja escalar pela primeira vez pode ir a qualquer ginásio e será recebida e instruída por uma equipe, uma pessoa com deficiência tem o mesmo desejo e direito.

Partindo disso, o We Rock, com patrocínio da By Wall e apoio da Marumby Montanhismo vai levar aos principais ginásios de escalada do Brasil um curso técnico de escalada para pessoas com deficiência e os materiais adaptados, abrindo as portas para o público com deficiência que deseja escalar e desfrutar do esporte.”

O projeto é voltado somente para pessoas com deficiência visual?

“O projeto é aberto para todos os tipos de deficiência. Mais do que isso, eu diria, é aberto para diversidade humana. Os espaços precisam estar preparados para lidar com todos os seres humanos, sem distinção. O mundo está cheio de pessoas incríveis que ainda não sabem das suas incríveis capacidades. Oferecer possibilidades é transformar vidas.”

Qual foi a aceitação/reação dos participantes?

“Havia uma equipe muito preparada para recebê-los. A By Wall com seu espaço totalmente acessível e instrutores de escalada extremamente capacitados, juntamente com os professores da ACIC, tornaram a experiência muito segura e prazerosa para todos os participantes. Muitos deles adoraram, inclusive fui informada pela By Wall que um dos participantes já os procurou novamente para escalar, o que nos mostra os efeitos positivos do projeto da vida dos participantes. Estão surgindo novos amantes da montanha por ai!”

Sua opinião pessoal, o que você espera transmitir para as pessoas com a realização desse projeto?

“Eu desejo que através do We Rock o universo da escalada possa olhar para essas pessoas como seres humanos, como vidas que merecem ser vividas e também oferecer possibilidades para as pessoas com deficiência para que elas acreditem que tudo é possível! Precisamos entender que as barreiras não estão localizadas numa lesão ou numa pessoa, mas sim nos ambientes poucos sensíveis à diversidade humana.”

Se você quiser apoiar o projeto e ficar atualizado, acesse a página da We Rock pelo Facebook e Instagram pelo perfil @projetowerock.

+Veja Também:

Untitled-3.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s