Magnésio na Escalada: Realmente funciona ?

Há décadas o magnésio é usado por escaladores para “secar” as mãos e aumentar o coeficiente de fricção, melhorando assim o atrito no ato de segurar algo. No entanto, alguns dados não científicos, sugerem que o magnésio poderia fazer pouca ou nenhuma diferença na hora escalar. Para tirar essa dúvida, trouxemos um artigo publicado em 2012 que analisa justamente o coeficiente de fricção dos dedos de escaladores.

No estudo realizado por Anca AM et al (2012), 11 experientes escaladores foram estimulados a ficar em suspensão numa espécie de fingerboard especialmente projetado para a pesquisa. A inclinação foi progressivamente diminuindo até que os participantes ficassem pendurados e caíssem. O ângulo do fingerboard foi salvo e o coeficiente de fricção foi calculado no momento da queda.

 

162491-OV6KXE-130

Os achados demonstraram que houve um efeito significante (21,2%) no uso do magnésio no coeficiente de fricção. Esses resultados confirmaram a crença dos escaladores de que o “magnésio aumenta a aderência”. No entanto, nenhuma correlação entre umidade/temperatura e o coeficiente de fricção foi notada sugerindo que outros parâmetros devessem também ser observados.

+Veja Também:

Portanto, com base nos dados citados acima, podemos dizer com segurança que a utilização do magnésio é fundamental para melhora da performance. Prova disso, é que outros esportes além da escalada (ex: ginástica e levantamento de pesos) também utilizam esse sal inorgânico como ferramenta para melhorar o desempenho.

Se quiser algumas dicas de magnésio para comprar, clique aqui!

Referências

Amca AM, Vigouroux L, Aritan S, Berton E. The effect of chalk on the finger-hold friction coefficient in rock climbing. Sports Biomech. 2012.

Afiliado 936-120-escalada1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s