Como escolher sua mochila?

Se você chegou até esse artigo, provavelmente você está em dúvida (ou já esteve em algum momento da sua vida) sobre como escolher sua mochila para fazer aquela trilha, acampamento, ou até mesmo aquela viagem mais gourmet para algum país estrangeiro. Bem, esses tempos de incertezas ficaram no passado, pois hoje vamos tentar ajudar vocês (da melhor forma possível) a escolher sua mochila.

Primeiro, é interessante dizer que o mercado de mochilas é algo tão grande, com as mais diversas marcas, modelos e preços disponíveis, que fica difícil basear sua escolha no que cada marca apresenta. Dessa forma, vamos dividir esse artigo em situações, assim fica mais fácil para você fazer sua escolha.

Mochilas de Ataque

Tacio Philip escalando com mochila de ataque
Tacio Philip na via cerj no pico do capacete em Salinas

As mochilas de ataque, são mochilas básicas, menores e perfeitas para serem usadas no dia-a-dia ou em trilhas curtas. Seu volume pode variar de 10 a 40 litros.

São feitas especialmente para carregar somente o básico: celular, lanterna, blusa, câmera fotográfica, garrafas da água, equipamento pessoal de escalada e, dependendo do modelo, cabe até notebook.

Nossa dica, se for fazer um bate-e-volta em alguma trilha, ou está querendo uma mochila para ser usada no dia-a-dia da cidade, as mochilas de ataque são a melhor opção para você.

Sugestões de Mochilas de Ataque:

MOCHILA CURTLO IMPULSE 14
MOCHILA FEMININA OSPREY TEMPEST 20 
MOCHILA TRANS ALPINE PRO 28 

Mochilas Semi Cargueiras

Maria Ubirich utilizando mochila Semi Cargueira
Maria Ubirich em frente ao monte Huayna Potosi

Mochilas Semi Cargueiras são o meio termo entre mochilas de ataque e cargueiras, afinal possuem um maior volume, entre 40 a 60 Litros. São ideais para você que quer fazer uma caminhada mais longa, ou que vai passar uma noite fora ao ar livre.

Alguns modelos de Mochilas Semi Cargueiras são bem simples, não possuindo alças acolchoadas e barrigueira, que auxiliam no ajuste da mochila para seu corpo. Então tome cuidado, pois, dependendo do quanto de material você for levar na sua mochila, é essencial que a mesma seja mais confortável para que você não sofra com dores desnecessárias.

Sugestões de Mochilas Semi Cargueiras

MOCHILA NATUREHIKE 45 + 5L
MOCHILA FEMININA OSPREY KYTE 36
MOCHILA DE ESCALADA DEUTER GRAVITY ROCK & ROLL 30

Mochilas Cargueiras

 

Maximo Kausch com Mochila Cargueira
Maximo Kausch em frente a Cordilheira Blanc no Peru

As Mochilas Cargueiras são perfeitas para levar todo o equipamento necessário seja para expedições, acampamentos de vários dias, ou viagens mais longas como mochilões. Seu volume varia de 60 a 90 litros.

É essencial para uma mochila cargueira possuir alças confortáveis e reguláveis, barrigueira, ser bem acolchoada e ter uma boa armação, pois você precisará regulá-la e ter o maior conforto possível, para que sofra o mínimo com o efeito do peso.

Um ponto a ser comentado sobre mochilas cargueiras é o excesso de peso. Não é porque a mochila tem bastante espaço que você necessita preenchê-la com equipamentos supérfluos. Lembre-se que você vai precisar carregar sua mochila e dores nas costas e no corpo não são legais, leve somente o necessário!

Sugestões de Mochilas Cargueiras
MOCHILA MA PRO KILIMANJARO 70
MOCHILA GUIDEPOST 88L THULE
MOCHILA DEUTER AIRCONTACT PRO 60+15

Mochilas de Hidratação

Perfeitas para atividades físicas ao ar livre, como corrida, ciclismo, ou trilhas, as Mochilas de Hidratação são uma ótima escolha para quem quer se manter hidratado .

Combinando praticidade e comodidade, esse modelo tem se tornado cada vez mais utilizadas, pois além de contar com reservatórios de água, alguns exemplares ainda contam com espaço suficiente para guardar seus pertences básicos, eliminando assim (em alguns casos!) as mochilas de ataque.

Sugestões de Mochilas de Hidratação
MOCHILA DE HIDRATAÇÃO NTK HYDRA
MOCHILA DE HIDRATAÇÃO CURTLO HYDRA THERMO 2L
MOCHILA DE HIDRATAÇÃO CAMELBAK ULTRA 10

Agora que você já conhece o básico para cada situação, é importante destacar que a qualidade e durabilidade variam de acordo com o material, o processo de fabricação e o cuidado com sua mochila.

Se ainda ficou em dúvida sobre qual tipo de mochila é o mais indicado para sua aventura, comente aqui embaixo que vamos tentar te ajudar!

+Veja também:

Esse artigo tem o apoio da Loja Alta Montanha. Fotos disponibilizadas por Pedro Hauck.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s