Comida Liofilizada: Como funciona?!

Como falamos no artigo “Como se preparar para uma trilha: alimentação“, a alimentação é um ponto essencial no planejamento de suas aventuras.

A fim de facilitar a vida de montanhistas ao redor do mundo, muita tecnologia tem sido empregada no desenvolvimento de mochilas, calçados, roupas, equipamentos de segurança e também na comida. No entanto, este último, foi negligenciado durante anos por montanhistas brasileiros devido à falta de acesso a opções nutricionais de qualidade, ou seja, comida leve e nutritiva. Porém, com a chegada da comida liofilizada o cenário mudou, e a qualidade das expedições também.

Inventada pelos franceses Jacques-Arsène d’Arsonval e Frédéric Bordas em 1906, o processo conhecido como “freeze-drying” (congelamento e secagem) foi utilizado primeiramente na indústria farmacêutica para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos. No entanto, a técnica foi aprimorada durante a segunda guerra, devido à necessidade de enviar medicamentos dos EUA para Europa sem refrigeração. O sucesso nessa empreitada, fez com que a liofilização se tornasse um importante processo de preservação biológica.

Mas como esse processo funciona?

A técnica de “freeze-drying” ou liofilização é um processo de desidratação tipicamente usado para preservar um produto perecível e fazê-lo mais conveniente para o transporte. Essa técnica consiste em congelar o material (abaixo de -30°C) e em seguida submetê-lo a uma pressão muito baixa (vácuo) permitindo que a água congelada sublime diretamente do estado sólido para o gasoso. Devido ao baixo peso por volume, mais comida pode ser transportada pelo mesmo peso de alimentos frescos, além disso, as refeições permanecem em boas condições por mais tempo. É por esse motivo que a comida liofilizada se tornou popular e conveniente para montanhistas.

Pacote de Comida Liofilizada

+Veja Também:

Além da facilidade no transporte, a praticidade no preparo também impressiona, basta adicionar água e a refeição está pronta. Neste processo as características originais como: forma, aroma e sabor são mantidos, e não existe a necessidade de fogareiro, pois o produto já está temperado e cozido.

Várias opções estão disponíveis, mas um clássico é o strogonoff de frango. Aí nós te perguntamos: Já imaginou transportar todos os ingredientes de um prato como esse? Totalmente inviável. Mas como esse tipo de produto já está pronto, você só terá o trabalho de abrir a embalagem e adicionar água.

Por fim, sabemos que uma refeição de qualidade faz toda a diferença para um bom desempenho físico e mental, por isso, a comida liofilizada é uma excelente opção para atender a necessidade nutricional de montanhistas em diversas situações.

Se você se interessou por essa opção de refeição, saiba que nossos parceiros da Loja Alta Montanha possuem um cardápio bem variado de opções para suas refeições liofilizadas, que você pode conferir aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s