A Importância da Mochila Certa

Se você chegou até aqui, é bem provável que você já tenha sentido um desconforto durante o transporte de sua mochila em uma atividade outdoor que exija mais peso nas costas.

Ano após ano fabricantes do mundo todo produzem equipamentos cada vez mais leves. No entanto, o peso transportado por praticantes de atividades outdoor, estudantes e militares tem aumentando ao longo das últimas décadas, gerando desconforto e diversas lesões.

Porém, será que sabemos os limites entre desconforto e lesão?

Existem várias definições na literatura. De acordo com Richards et al: “Conforto é uma sensação contínua de algo fortemente positivo”. Já o desconforto depende de fatores biomecânicos, ou seja, sensação de dor, adormecimento, rigidez entre outras. Além disso, diversos autores tem relatado a isquemia (falta de fornecimento de sangue para um determinado tecido) como uma espécie de limite entre uma simples sensação e uma lesão propriamente dita. Sendo assim, a resposta para pergunta acima pode estar na habilidade em diferenciar um leve desconforto e dores crônicas/isquemia.

Suzie Imber e Maximo Kausch no Chile
Foto de Gabriel Tarso

Com o objetivo de esclarecer essa e outras questões, um grupo de cientistas suíços decidiu pesquisar os mecanismos que geram o desconforto durante o transporte de carga. Eles comparam 12 configurações que variavam entre diferentes tipos de carga (15kg, 20kg e 25kg) e ajustes de altura. Para essa análise os pesquisadores utilizaram uma mochila Deuter ACT Lite 50+10 (fig. 1) com sensores sobre o quadril e os ombros (fig.2), além de um sistema de análise de movimento 3D, ou seja, os caras não estavam pra brincadeira!

Após os testes, os resultados demonstraram que um ajuste incorreto nas alças são responsáveis por 85% do desconforto na região dos ombros e na lombar. Já na comparação entre ambas (ombro e lombar), as análises apontaram danos maiores nos ombros do que na lombar. Portanto, uma adequada distribuição de carga e um correto ajuste nas alças poderiam minimizar o desconforto e reduzir significativamente os riscos de dores crônicas e lesão.

Para ajudar vocês, temos alguns artigos para escolher a melhor mochila por situação (clique aqui) e como ajustar a sua mochila ao seu corpo (clique aqui).

Quer comprar suas mochilas? Clique aqui e confira!

Referências

Wettenschwiler PD, Lorenzetti S, Stämpfli R, Rossi RM, Ferguson SJ, Annaheim S. MECHANICAL PREDICTORS OF DISCOMFORT DURING LOAD CARRIAGE. 2015.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.