Mosquetões são equipamentos típicos de uso em esportes que utilizam cordas como itens de segurança. Todos eles apresentam em sua espinha um valor indicando as cargas de ruptura, esse valor é expresso em kN (KiloNewton).
Mas você sabe o que significa kN?
De uma maneira simplificada um 1 kN equivale a 100 kgf (Kilo Grama Força), sendo assim, um mosquetão com carga de ruptura de 25 kN suportaria 2500 kg.
No entanto, precisamos considerar que o kN é uma grandeza física e leva em consideração a aceleração no mesmo sentido da força. Por isso, não podemos simplesmente dizer que um mosquetão de 25 kN suportaria um objeto de 2500 kg em qualquer situação, pois não conhecermos sua aceleração.
Para termos uma ideia, um objeto de 1 kg caindo de uma altura de 5 m atingiria o solo com uma força de aproximadamente 50 vezes o seu peso!!! Deste modo, um carro de 2500 kg em queda livre geraria uma força muito maior do que seu peso inicial.
É por isso que fabricantes mundo afora desenvolvem equipamentos (mosquetões, cordas, fitas, etc…) com cargas de rupturas tão altas, justamente para oferecer uma boa margem de segurança na absorção de quedas.
Essas informações estão indicadas no corpo do mosquetão em três situações: no sentido longitudinal, vertical e com a trava aberta.
Para utilizar o mosquetão de maneira correta, você deve usá-lo sempre no sentido longitudinal (fig. 1) e com a trava fechada. Obviamente a distribuição de cargas no sentido vertical (fig. 2) não é boa, pois trata-se de uma carga de ruptura muito inferior (aproximadamente 1/3 do valor longitudinal).
Por fim, manter seu mosquetão em perfeitas condições e certificando-se do perfeito fechamento do gatilho são cuidados essenciais para garantir que os dados informados pelo fabricante sejam reais. Mas, se após uma queda, ou por qualquer outro motivo o gatilho apresentar alguma falha, NÃO pense duas vezes e descarte o equipamento.
Agora, se você estiver buscando mosquetões de excelente qualidade, não deixe de conferir o site de nossos parceiros clicando aqui!