Sabemos que um ótimo regime nutricional é fundamental para melhorar o processo de recuperação pós-exercício. No entanto, não há um consenso sobre qual a melhor estratégia nutricional para estimular tal processo?
Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Chichester no Reino Unido, compararam os efeitos da suplementação com água e achocolatado na performance de escaladores.
Utilizando um grupo de 10 atletas, os pesquisadores identificaram que após uma sessão exaustiva de escalada de resistência, a ingestão de achocolatado melhorou o processo de recuperação e performance, quando comparado a ingestão de água.
Além disso, a fim de identificar o protocolo com o melhor resultado, também foram avaliados marcadores de desempenho como: duração da sessão, vias realizadas e dor muscular.
É importante destacar que quando falamos em recuperação, precisamos ter consciência que ela está diretamente relacionada à performance. Deste modo, é fundamental que após os treinos seus músculos se recuperem adequadamente para a próxima sessão, conforme comentamos no artigo Qual o Melhor Tipo de Recuperação na Escalada Indoor?
Neste sentido, a pesquisa demonstrou-se importante, pois apontou o achocolatado como uma excelente bebida de recuperação, apresentando resultados superiores na duração da sessão, número de vias realizadas e na redução das dores musculares. Além disso, é uma bebida barata e encontrada em praticamente todos os lugares.
Sendo assim, parece que acrescentar aquele “Todinho” durante as sessões de escalada pode ser uma excelente opção para melhorar o desempenho e ajudar na recuperação muscular.
Referências
Potter J., Fuller B. The effectiveness of chocolate milk as a post-climbing recovery aid. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, 2015.
E você achando que era uma grande brincadeira…