O que são os Lúmens das Lanternas?

Com a popularização de tecnologias como o LED, vemos modelos de lanterna cada vez mais baratas. Porém, na hora de escolher, uma das principais dúvidas é se a quantidade de lúmens que o equipamento possui é adequada para atividade pretendida. Para isso, temos que entender…

O que é esse tal de Lúmen?

Do latim lumen que significa luz, é uma unidade de medida utilizada para mensurar a luminosidade ou o fluxo luminoso, cujo o símbolo é (lm). Em outras palavras, ele (o lúmen) indica a intensidade de luz que a sua lanterna vai produzir, ou seja, quanto maior a quantidade de lúmens existentes, mais forte será a quantidade de luz que ela consegue produzir. Naturalmente lâmpadas que geram mais lúmens consumirão uma quantidade maior de energia (em teoria…).

Para facilitar, montamos uma tabela que vai ajudá-lo a entender melhor essa relação lúmen/distância/duração. Lembrando que os valores abaixo podem variar um pouco de acordo com o fabricante.

Mas você pode nos perguntar:

Por que às lanternas ainda são caras, mesmo com a popularização do led?

A resposta é simples: devido a sua tecnologia e ao fator de proteção contra objetos sólidos e líquidos, o famoso índice IP, ou IPX (que já falamos nesta matéria!) .

Em outras palavras, não basta termos apenas uma lâmpada dentro de uma embalagem, é necessário que ela tenha um alto grau de impermeabilidade. Neste caso, esse sistema de vedação, acaba encarecendo o produto, pois a humidade causada pelo suor das mãos e da cabeça são muito altas.

Outro fator que faz com que marcas como Petzl, BlackDiamond e Edelweiss sejam mais caras é a sua tecnologia, que permite com que a lanterna otimize a energia das baterias/pilhas, fazendo com que durem mais com pouco.

Por fim, o que vai determinar a escolha de uma lanterna não é apenas a maior quantidade de lúmens, e sim qual a finalidade, pois a maior quantidade de lúmens presentes em uma lâmpada não quer, necessariamente, dizer que ela é melhor do que as outras, mas sim mais adequada para determinados objetivos.

Um exemplo são as lanternas da Nautika, que possuem muitas vezes lúmens altos mas que não possuem uma boa impermeabilização e nem uma otimização grande de baterias, mas servem muito bem para trilhas noturnas de curta duração, como lanternas reservas ou ainda para uso em camping.

Já as lanternas da Petzl tem um preço mais elevado, mas geralmente possuem um alto índice de impermeabilização e mesmo suas lanternas mais potentes, com mais de 500 lúmens, são pequenas e possuem uma alta otimização de bateria, fazendo com que durem horas com uma carga de bateria, sendo perfeitas para quem faz trilhas longas e precisam de uma lanterna potente.

Agora que você já sabe como os lúmens funcionam, não deixe de comprar sua lanterna na nossa loja parceira clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.